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Vantagens do Pilates

abr 05 2013

Pilates:

   Pilates é um sistema de exercícios físicos que foi iniciado por Joseph Pilates, no início do século 20, que visou melhorar o fortalecimento e as condição de todos os grupos musculares do seu corpo com a integração do trabalho de respiração adequada e alinhamento. A prática regular melhora a flexibilidade em geral, equilíbrio, coordenação e consciência corporal.

 A bola de Pilates:

 A bola de exercício é uma bola macia elástica com um diâmetro de aproximadamente 35 a 85 centímetros, preenchido com ar e são frequentemente usadas com o colchão de estabilidade para reduzir a amplitude de movimentos permitida pela bola, que se posiciona debaixo da mesma de forma a mantê-la firme no local.

   Existem inúmeras vantagens de incorporar exercícios com bola nos seus treinos, mas sua maior vantagem é que são muito eficazes  trabalhando os músculos base, aqueles músculos que são essenciais para a estabilidade e para a boa postura, mas que são muitas vezes ignorados ao exercitar com equipamento de posição fixa, como nas academias. Os exercícios com bola requerem pouco equipamento e é econômico. Para começar a praticar, você só precisa de uma bola de exercícios com qualidade em sua casa.

As vantagens do Pilates:

  •  Ao enfatizar a respiração correta, corrigir o alinhamento da coluna vertebral e pélvica, e concentrar em um movimento suave, fluente, você realmente aprende a controlar seus movimentos, ficando em sintonia com seu corpo.
  • Em Pilates a respiração correta é essencial, e ajuda você a executar movimentos com o máximo de potência e eficiência. E aprender a respirar corretamente pode reduzir o estresse do seu dia a dia.
  • Pilates alonga e fortalece o músculo, melhorando a elasticidade muscular e mobilidade articular. Um corpo equilibrado com força e flexibilidade é menos provável de ter lesões.
  • Pilates é para todo o corpo, até os tornozelos e pés. O grupo muscular é o mais treinado. Toda a sua musculatura está equilibrada e condicionada, ajudando você a aproveitar as atividades diárias esportivas com maior facilidade, melhor desempenho e menos chance de lesões.
  • Os exercícios de Pilates treinam vários grupos musculares ao mesmo tempo em movimentos contínuos e suaves. Ao desenvolver a técnica adequada, você pode realmente voltar a treinar seu corpo para a recuperação de lesões, desempenho esportivo, boa postura e ótima saúde.
  • Muitos dos exercícios são realizados em posições reclináveis ou sentado, e a maioria são de baixo impacto e, parcialmente, a sustentação de peso. Pilates é tão seguro que é utilizado em instalações de fisioterapia para reabilitar lesões.
  • Pilates também é um sistema de exercícios extremamente flexível. Modificações nos exercícios permitem uma gama de dificuldade que vão do iniciante ao avançado.
  •  Pilates é altamente eficaz quando incorporado como parte de um programa de reabilitação. Por si só, Pilates melhora a força, trabalha área central, incorpora técnica de respiração adequada a cada exercício, e melhora a flexibilidade.

   Em conclusão, entre suas vantagens Pilates aumenta a resistência física e mental, alonga e promove maior controle de seu corpo, ajuda na correção postural, aumenta sua flexibilidade, tônus e força muscular, alivia as tensões, estresses e dores crônicas, trabalha a respiração promovendo relaxamento, e ainda pode contribuir para perda de peso!!!  

  Definitivamente estes exercícios são essenciais para nossa saúde,  e por ser um sistema versátil, cada exercício pode ser modificado para atender às necessidades de cada indivíduo.

   Pilates realmente pode fazer a diferença em sua saúde sem ficar pesado para seu corpo. E você, gostaria de começar a praticar ou já pratica?

   Fonte: Exercícios com bola, Balanced body, Pilates About, Fotos.


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