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Conheça sobre os perigos do açúcar

nov 19 2013
Conheça mais sobre os perigos do açúcar

Conheça mais sobre os perigos do açucar

O açúcar não está presente apenas em doces, frutas e refrigerantes, mas também em alimentos salgados como pães e massas, que se transformam em glicose dentro do organismo. A diferença entre eles está na velocidade com que caem na corrente sanguínea: o doce leva poucos segundos, enquanto as moléculas dos demais podem demorar até uma hora para serem quebradas.

Em excesso, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2, doenças que são facilmente evitadas, com atividade física e reeducação alimentar. Apesar dos riscos, o açúcar não é apenas um vilão: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele responda por 10% do consumo total de calorias diárias. Em colheres de sopa, a quantidade não deve passar de quatro, o equivalente a 50 gramas.

Atualmente, mais de um terço dos adultos e idosos e 70% dos jovens consomem açúcar além da recomendação da OMS (leia mais). Por dia, um indivíduo deve ingerir de 45% a 65% das calorias sob a forma de fibras e carboidratos complexos (batata, arroz, pães e massas), 10% de açúcares livres (de mesa, refrigerantes, sucos artificiais, doces e guloseimas), de 10% a 15% de proteínas (leites, derivados e carnes) e de 15% a 30% de gorduras.

E atenção: Produtos diet não contêm açúcar, enquanto os light apresentam quantidade reduzida de calorias e podem ser adoçados.

Conheça os tipos de Açúcar: 

açúcares

Tipos de açúcares

Glicose e Frutose: Esses são os tipos de açúcares simples, pois são facilmente absorvidos pelo organismo, sendo elas fontes diretas de energia. Eles são encontrados em alimentos naturais como frutas, mel e leite.

Açúcar Orgânico: Este açúcar não utiliza ingredientes artificiais e nenhum ativo químico durante sua fase de produção até sua embalagem. Sua forma pode ser clara ou dourada. Ele possui o mesmo valor calórico e adoça igual ao normal, sendo sua única diferença sua naturalidade durante seu cultivo.

Açúcar Light: É uma mistura de açúcar comum com o adoçante, tais como sucralose, ciclamato, sacarina de sódio e o aspartame, o que faz ter um poder de adoçar 4 vezes maior do que o açúcar normal. Por isso sua quantidade no uso é diminuída, logo suas calorias também, chegando a 50% a menos.

Açúcar Mascavo: É o açúcar bruto, retirado do caldo da cana sem sofrer o processo de refinamento e branqueamento, e por isso mantém seus micronutrientes naturais do vegetal, tais como sais minerais e vitaminas. Sua coloração varia entre caramelo e marrom e seu sabor e aroma são parecidos com o caldo de cana.

Açúcar Demerara: Este açúcar é a purificação do mascavo, que passa por um processo de refinamento sem produtos químicos. Seus valores nutricionais são parecidos com o açúcar mascavo, assim como seu sabor, aroma e cor, que são característicos da cana de açúcar. Sua forma é granular e de coloração amarelada e com teor de melaço em sua composição, tornando ele mais doce.

Açúcar Cristal: Este açúcar passa por algumas fase no seu refinamento, o que retira cerca de 90% de seus nutrientes. Em forma de cristais de cor branco a transparente, eles são mais difíceis de dissolver na água, porém eles adoçam sem tirar o verdadeiro sabor da bebida.

Açúcar de Confeiteiro: (glaçúcar) Este açúcar passa por um processo de moagem do açúcar refinado com um pouco de amido de arroz, milho ou fosfato (estes evitam que os cristais se grudem). Sua forma é bem fina, cristalinos, de cor branca.

Açúcar Refinado: Sendo ele o mais comum. Ele passa por processos de cristalização e purificação com substâncias químicas, que fazem eles perderem seus micronutrientes. Sua forma é de cristal  fino, coloração branca e dissolve rápido na água.

Fonte: Nutrociencia; Fecilcam; bvsms saúde; Química.net


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